Objetivos & Metas
O INCT E&A vem atuando em rede nacional de pesquisa, para estudar a preparação de combustíveis e suas misturas, uso de aditivos, a caracterização e especificação dos combustíveis produzidos, testes de novos combustíveis em dinamômetros, e o efeito de suas emissões no ambiente e seres vivos. A otimização e uso ecoeficiente dos recursos naturais para garantia de uma transição energética sustentável é fundamental para proteção do ambiente e mitigação das mudanças climáticas. Nesse sentido, o INCT EA avança para novos estudos envolvendo a substituição de energia fóssil por fontes de energia renováveis e mais limpas e na avaliação abrangente desses impactos antrópicos noambiente.
O INCT EA atua na síntese, caracterização e impactos do biodiesel e suas misturas no ambiente e a transição energética será o novo foco no INCT EA, com esforços em estudos relativos de P&D&I para aplicação de combustíveis veiculares de baixa emissão de carbono em sistemas à combustão e/ou híbridos que garantam benefícios em relação ao desempenho e viabilidade técnica para uso em veículos leves e/ou pesados. O eixo ambiente, inclui a caracterização do impacto das modificações antrópicas decorrente de modificações da matriz energética, no decorrer do tempo em estudos que consideram dados pretéritos, avaliação das condições atuais e projeções para o futuro. São focos de atuação do Instituto as ações amplas na educação (divulgação e popularização da ciência com ações em escolas públicas), formação de recursos humanos altamente qualificados em todos os níveis e a interação com a sociedade em geral, com órgãos de governo e com empresas públicas e privadas.
A sustentabilidade, interdisciplinaridade e inovação são os principais mobilizadores deste projeto e a sinergia das ações de pesquisa, mobilidade de pessoal, integração na formação de recursos humanos e na transferência de conhecimento.
Áreas de atuação INCT EA
Otimização e usoeco-eficiente de energia;
Combustíveis fósseis e provenientes de
biomassa;
Impactos ambientais na atmosfera, litosfera, hidrosfera e na biosfera;
Tecnologias Limpas;
Nanotecnologia e novos materiais;
Regulação e gestão.
Objetivos INCT
-
Avaliar o ciclo de vida e otimizar o uso dos combustíveis de baixa emissão em novos sistemas de veículos híbridos elétricos e a combustão utilizando técnicas de machine learning.
-
Avaliar a ocorrência e distribuição de espécies químicas antrópicas provenientes de processos de geração de energia, na fase gasosa e particulada de:
a) exaustão de motores,
b) regiões urbanas e mistas,
c) estações de transbordo, estacionamentos e túneis.
-
Estudar elementos em níveis de traço e ultratraço, bem como compostos orgânicos, incluindo mutagênicos e carcinogênicos, em amostras ambientais, nas áreas de estudo e em emissões veiculares.
-
Coletar e caracterizar amostras de sedimentos, material particulado em suspensão, fração dissolvida e biota em regiões costeiras e/ou marinhas para caracterização química e biológica.
-
Construir e/ou reconstruir situação ambiental pretérita e cenários futuros utilizando modelos biogeoquímicos (CMIP6) e sensoriamento remoto em diferentes níveis de mudanças climáticas e aquecimento global.
-
Ampliar a infraestrutura analítica multiusuária e voltada para os testes veiculares e em dinamômetro.
-
Divulgar os resultados de pesquisa em eventos científicos e publicação em periódicos indexados de alto fator de impacto.
-
Realizar experimentos manipulativos e de ecotoxicidade em microcosmos utilizando diferentes tipos de biota expostos a diferentes níveis de poluição, de acordo com cenários futuros considerados pelo IPCC.
-
Promover a formação de recursos humanos em todos os níveis, bem como defesas de monografias de Trabalhos de Conclusão de cursos de graduação (TCCs), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, nos diferentes cursos de graduação e Programas de Pós-graduação das instituições envolvidas, sobre temas relacionados à Energia e Ambiente.
-
Formular combustíveis de baixa emissão e suas misturas, testando-os em dinamômetro 4x4 e ensaios RDE (Real Driving Emissions) em sistemas a combustão e híbridos elétricos.
-
Avaliar o impacto do uso das misturas combustíveis de baixa emissão nos níveis de poluentes regulamentados e não regulamentados e na formação de compostos secundários na atmosfera e seus respectivos impactos na saúde.
-
Realizar estudos regulatórios relativos aos novos combustíveis de baixa emissão.



